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ROBÓTICA

 

A PARTIR DOS 8 ANOS

APRENDER PARA PROGRAMAR, PROGRAMAR PARA APRENDER.

Analisando o cotidiano de crianças de 8 a 14 anos, percebemos a necessidade de trabalhar conteúdos programáticos ligados aos quatro pilares da educação – aprender a conhecer (adquirir instrumentos de compreensão), aprender a fazer (para poder agir sobre o meio envolvente), aprender a viver juntos (cooperação com os outros em todas as atividades humanas), aprender a ser (conceito principal que integra todos os anteriores).

Duração do Curso
2 módulos

Aulas por módulo
50 aulas

Duração da Aula
2 horas

Frequência
1x por semana

A MultiSCHOOL desenvolveu uma metodologia inovadora para o curso de Robótica. O ambiente de aprendizagem é composto por kits de montagem contendo diversas peças, motores e sensores controláveis por uma interface que permitam programar o funcionamento dos modelos montados.
No decorrer do curso o aluno obterá noções básicas sobre Robótica, especialmente programação de robôs que poderá ser aproveitado, desenvolvido e aprimorando em projetos do próprio aluno. Nossa metodologia visa a necessidade do aluno construir seu próprio conhecimento, nossa missão é mediar, orientar e estimular habilidades que sirvam para seu futuro. Também será valioso para a formação do profissional uma vez que todas as áreas do conhecimento estão integradas com a tecnologia de softwares básicos e da informação.

Utilizando a Robótica como ferramenta, pretendemos que os alunos entendam os seguintes temas: 

 

  • Noções de montagens de Robôs

  • Noções de Sensores e Motores

  • Programação Básica na Plataforma Mindstorm

  • Lógica de Programação


Utilizando Programação e Robótica, visando pesquisar, criar e experimentar, vivenciar todo o processo de criação de ideias, resolver problemas e superar obstáculos, ganhar confiança para utilizar a tecnologia de forma positiva e protagonista. 

 
ROBÓTICA LIVRE - "MEU PRIMEIRO ROBÔ"
 
Na Robótica Livre, as crianças desenvolverão conceitos de programação robótica, engenharia mecânica e física para concretizar seus projetos. Descobrirão as infinitas soluções possíveis através da combinação de sensores de presença, cor, som, acelerômetros, dentre outros. Todos sairão mais confiantes e com novos conhecimentos que serão levados a todas as áreas da sua vida.

  • Orientar o aluno a obter o conhecimento básico de tecnologia necessário para programar robôs;

  • Fornecer o conhecimento da Robótica que poderá ser útil na integração com outras áreas do conhecimento;

  • Desenvolver o raciocínio lógico, o pensamento, a atenção, o poder de  concentração e a observação;

  • Aprender conceitos básicos; alavancas, rodas e eixos, polias e roldanas, engrenagens e estruturas necessárias para montagem dos robôs.

  • Estimular a realização de desafios. O aluno deverá encontrar soluções para os problemas apresentados, testando sua persistência e capacidade de ser flexível perante situações desafiadoras;

  • Estimular a capacidade de trabalhar em equipe: O aluno irá desenvolver pequenos projetos onde será necessário interagir com os colegas para aproveitar o potencial de cada um, e realizar a troca de experiências úteis para concluir as atividades com sucesso;

  • Estimular a paciência e a disciplina. Para desenvolver com sucesso um projeto que controle o robô para executar a atividade proposta em diversas fases, de forma que o sucesso completo será alcançado aos que persistirem até o final do projeto.

Aprender Robótica desenvolve as seguintes competências em seus alunos​:
 

  • Raciocínio lógico;

  • Habilidades manuais e estéticas;

  • Relações interpessoais e intrapessoais;

  • Utilização de conceitos aprendidos em diversas áreas do conhecimento para o desenvolvimento de projetos;

  • Investigação e compreensão;

  • Representação e comunicação;

  • Trabalho com pesquisa;

  • Resolução de problemas por meio de erros e acertos;

  • Aplicação das teorias formuladas a atividades concretas;

  • Utilização da criatividade em diferentes situações;

  • Capacidade crítica.

​Habilidades Psicomotoras:

  • Desenvolver a motricidade fina;

  • Proporcionar a formação de habilidades manuais;

  • Desenvolver a concentração e a observação;

  • Motivar a precisão de seus projetos.

Habilidades Cognitivas:

  • Estimular a aplicação das teorias formuladas à atividades concretas;

  • Desenvolver a criatividade dos alunos;

  • Analisar e entender o funcionamento dos mais diversos mecanismos físicos;

  • Ser capaz de organizar suas idéias a partir de uma lógica mais sofisticada de pensamento;

  • Selecionar elementos que melhor se adequem à resolução dos projetos;

  • Reforçar conceitos de matemática e geometria;

  • Desenvolver noções de proporcionalidade;

  • Desenvolver noções topológicas;

  • Introduzir conceitos de robótica;

  • Levar à descoberta de conceitos da física de forma intuitiva;

  • Utilizar conceitos aprendidos em outras áreas do conhecimento para o desenvolvimento de um projeto;

  • Proporcionar a curiosidade pela investigação levando ao desenvolvimento intelectual do aluno.

Habilidades Afetivas:

  • Promover atividades que gerem a cooperação em trabalhos de grupo;

  • Estimular o crescimento individual através da troca de projetos e ideias;

  • Garantir que o aluno se sinta interessado em participar de discussões e trabalhos de grupo;

  • Desenvolver o senso de responsabilidade;

  • Despertar a curiosidade;

  • Motivar o trabalho de pesquisa;

  • Desenvolver a autoconfiança e a auto-estima;

  • Possibilitar resolução de problemas por meio de erros e acertos.


Conteúdo Programático
Noções básicas de engenharia mecânica e física.
Noções básicas de sensores
Plataforma mindstorms;
Lógica de Programação;
Programando um Robô;
Projeto, Pesquisa e apresentação.


Idade: a partir dos 8 anos

Aulas: 1 vez por semana

Duração do curso: 12 meses

Duração da aula: 2 horas

Carga horária: 100 horas

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