top of page

Acompanhe o nosso blog e fique por dentro das nossas novidades e atualizações do mundo da tecnologia!

O que significa Informática?

O termo “informática” provém do francês informatique, implementado pelo engenheiro Philippe Dreyfus no início da década de 60. A palavra é, por sua vez, um acrônimo de information (informação) e automatique (automática).

Informática refere-se ao processamento automático de informação através de dispositivos eletrônicos e sistemas computacionais.

Os sistemas informáticos devem contar com a capacidade de cumprir três tarefas básicas:

[if !supportLists]1- [endif]Entrada (captação da informação),

[if !supportLists]2- [endif]Processamento (tratamento e ou cálculo).

[if !supportLists]3- [endif]Saída (transmissão dos resultados).

O conjunto destas três tarefas é conhecido pelo nome de algorítmo.

Informática é considerado de conhecimento obrigatório em todas as carreiras no mercado de trabalho, chegando a aumentar a produtividade em até 100% para aqueles que a dominam com fluência.

Pesquisas indicam que esses profissionais costumam durar mais em seus cargos, e ter progresso maior dentro de suas carreiras, atingindo sempre cargos mais elevados, principalmente por conhecer melhor os números e resultados do seu departamento ou empresa, conseguem processar informações armazenadas em seus computadores. Essas mesmas pesquisas indicam que a grande maioria dos entrevistados tem pouco ou nenhum conhecimento de como utilizar seu computador para aumentar, ou realizar suas tarefas diárias e tornando seu trabalho mais produtivo. Mais de 60% dos entrevistados nunca fizeram se quer um curso simples de informática!

Podemos concluir que o conhecimento básico da informática dentro do mercado de trabalho ainda esta longe de ser alcançado. Com a exigência cada vez maior das empresas e com as escolas que ensinam a informática gradativamente migrando para outras áreas da tecnologia essa defasagem só tende a aumentar nos próximos anos!

Compartilhe nas redes sociais:
bottom of page