SOBRE A MULTISCHOOL
UNIDADE OSASCO

Com professores experientes e com um espaço preparado especialmente para o desenvolvimento de atividades de tecnologia, a MultiSCHOOL é um centro preparatório em Osasco voltado para crianças, jovens e adultos, com cursos nas áreas de Programação, Robótica, Jogos, Arduino, Idiomas e Profissionalizantes.

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APRENDER PARA PROGRAMAR, PROGRAMAR PARA A VIDA  - CRIANDO TECNOLOGIA.

Crianças a partir dos 7 anos, podem usar o Microcontrolador Arduino para criar suas invenções e aguçar sua imaginação!

Nosso projeto pioneiro é 100% nacional e, uma alternativa na Robótica Educacional. Focado no ensino Fundamental, mas podendo ser utilizado para qualquer outro nível da educação, foi escolhido para participar da principal feira de tecnologia do Brasil a Campus Party (CPBR11), que aconteceu de 31 a 03 de janeiro de 2018, e foi destaque, ficando entre os 3 melhores! 

Adaptando o Arduino para a criação simples, de projetos, através do uso de módulos Plug and Play dispensando Protoboards, basta plugar esses módulos de motores, sensores, leds, etc., através de cabos e portas USB 2.0!

A programação é feita através de Blocos e, não por linhas de comandos em linguagem C++ como de costume! A plataforma utilizada para a programação foi criada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) .

Duração do Curso
Conjunta com o ensino Fundamental

Aulas por Ano Letivo
50 aulas

Duração da Aula
Variável conforme currículo escolar

Frequência
1x por semana

A MultiSCHOOL, desenvolveu uma metodologia inovadora para o curso de Robótica. O ambiente de aprendizagem é composto por kits de montagem, contendo diversas peças, motores e sensores controláveis por uma interface que, permitam programar o funcionamento dos modelos montados.
No decorrer do curso, o aluno obterá noções básicas sobre Robótica, especialmente programação que, poderá ser aproveitado, desenvolvido e aprimorado em projetos do próprio aluno. Nossa metodologia visa a necessidade do aluno em construir seu próprio conhecimento. Nossa missão é mediar, orientar e estimular habilidades que sirvam para seu futuro. Também, será valioso para a formação do profissional uma vez que, todas as áreas do conhecimento estão integradas com a tecnologia de softwares básicos e da informação.

Utilizando a Robótica como ferramenta, pretendemos que os alunos entendam os seguintes temas: 

 

  • Noções de montagens de Experimentos e Robôs

  • Noções de Sensores, Motores, Chaves, Leds, etc.

  • Programação Básica na Plataforma Scratch for Arduino

  • Lógica de Programação


Utilizando Programação e Robótica, visando pesquisar, criar e experimentar, vivenciar todo o processo de criação de ideias, resolver problemas e superar obstáculos, ganhar confiança para utilizar a tecnologia de forma positiva e protagonista. 

 
As crianças desenvolverão conceitos de programação robótica, engenharia mecânica e física para concretizar seus projetos. Descobrirão as infinitas soluções possíveis, através da combinação de sensores de presença, cor, som, dentre outros. Todos sairão mais confiantes e com novos conhecimentos que serão levados à todas as áreas da sua vida.

  • Orientar o aluno a obter o conhecimento básico de tecnologia necessário para programar experimentos;

  • Fornecer o conhecimento da Eletrônica, internet das Coisas (IOT) que poderá ser útil na integração com outras áreas do conhecimento;

  • Desenvolver o raciocínio lógico, o pensamento, a atenção, o poder de  concentração e a observação;

  • Aprender conceitos básicos; alavancas, rodas e eixos, sensores, leds, engrenagens e estruturas necessárias para montagem dos robôs e experimentos.

  • Estimular a realização de desafios. O aluno deverá encontrar soluções para os problemas apresentados, testando sua persistência e capacidade de ser flexível perante situações desafiadoras;

  • Estimular a capacidade de trabalhar em equipe: O aluno irá desenvolver pequenos projetos onde será necessário interagir com os colegas para aproveitar o potencial de cada um e, realizar a troca de experiências úteis para concluir as atividades com sucesso;

  • Estimular a paciência e a disciplina. Para desenvolver com sucesso um projeto que, controle o microcontrolador para executar a atividade proposta em diversas fases, de forma que o sucesso completo será alcançado aos que persistirem até o final do projeto.

  • Tudo isto, desenvolvido por professores de ensino fundamental.Todo conteúdo inserido no currículo escolar oficial.

Projeto escolhido como destaque na CPBR11

Aprender Robótica desenvolve as seguintes competências em seus alunos:

 

  • Raciocínio lógico;

  • Habilidades manuais e estéticas;

  • Relações interpessoais e intrapessoais;

  • Utilização de conceitos aprendidos em diversas áreas do conhecimento para o desenvolvimento de projetos;

  • Investigação e compreensão;

  • Representação e comunicação;

  • Trabalho com pesquisa;

  • Resolução de problemas por meio de erros e acertos;

  • Aplicação das teorias formuladas a atividades concretas;

  • Utilização da criatividade em diferentes situações;

  • Capacidade crítica.

Habilidades Psicomotoras:

  • Desenvolver a motricidade fina;

  • Proporcionar a formação de habilidades manuais;

  • Desenvolver a concentração e a observação;

  • Motivar a precisão de seus projetos.

 

Habilidades Cognitivas:

  • Estimular a aplicação das teorias formuladas à atividades concretas;

  • Desenvolver a criatividade dos alunos;

  • Analisar e entender o funcionamento dos mais diversos mecanismos físicos;

  • Ser capaz de organizar suas ideais a partir de uma lógica mais sofisticada de pensamento;

  • Selecionar elementos que melhor se adequem à resolução dos projetos;

  • Reforçar conceitos de matemática e geometria;

  • Desenvolver noções de proporcionalidade;

  • Desenvolver noções topológicas;

  • Introduzir conceitos de robótica;

  • Levar à descoberta de conceitos da física de forma intuitiva;

  • Utilizar conceitos aprendidos em outras áreas do conhecimento para o desenvolvimento de um projeto;

  • Proporcionar a curiosidade pela investigação levando ao desenvolvimento intelectual do aluno.

Habilidades Afetivas:

  • Promover atividades que gerem a cooperação em trabalhos de grupo;

  • Estimular o crescimento individual através da troca de projetos e ideias;

  • Garantir que o aluno se sinta interessado em participar de discussões e trabalhos de grupo;

  • Desenvolver o senso de responsabilidade;

  • Despertar a curiosidade;

  • Motivar o trabalho de pesquisa;

  • Desenvolver a autoconfiança e a autoestima;

  • Possibilitar resolução de problemas por meio de erros e acertos.

Conheça mais sobre o projeto assista o vídeo abaixo:

A PARTIR DOS 7 ANOS