ROBÓTICA
A PARTIR DOS 8 ANOS
APRENDER PARA PROGRAMAR, PROGRAMAR PARA APRENDER.
Analisando o cotidiano de crianças de 8 a 14 anos, percebemos a necessidade de trabalhar conteúdos programáticos ligados aos quatro pilares da educação – aprender a conhecer (adquirir instrumentos de compreensão), aprender a fazer (para poder agir sobre o meio envolvente), aprender a viver juntos (cooperação com os outros em todas as atividades humanas), aprender a ser (conceito principal que integra todos os anteriores).
Duração do Curso
2 módulos
Aulas por módulo
50 aulas
Duração da Aula
2 horas
Frequência
1x por semana
A MultiSCHOOL desenvolveu uma metodologia inovadora para o curso de Robótica. O ambiente de aprendizagem é composto por kits de montagem contendo diversas peças, motores e sensores controláveis por uma interface que permitam programar o funcionamento dos modelos montados.
No decorrer do curso o aluno obterá noções básicas sobre Robótica, especialmente programação de robôs que poderá ser aproveitado, desenvolvido e aprimorando em projetos do próprio aluno. Nossa metodologia visa a necessidade do aluno construir seu próprio conhecimento, nossa missão é mediar, orientar e estimular habilidades que sirvam para seu futuro. Também será valioso para a formação do profissional uma vez que todas as áreas do conhecimento estão integradas com a tecnologia de softwares básicos e da informação.
Utilizando a Robótica como ferramenta, pretendemos que os alunos entendam os seguintes temas:
-
Noções de montagens de Robôs
-
Noções de Sensores e Motores
-
Programação Básica na Plataforma Mindstorm
-
Lógica de Programação
Utilizando Programação e Robótica, visando pesquisar, criar e experimentar, vivenciar todo o processo de criação de ideias, resolver problemas e superar obstáculos, ganhar confiança para utilizar a tecnologia de forma positiva e protagonista.
ROBÓTICA LIVRE - "MEU PRIMEIRO ROBÔ"
Na Robótica Livre, as crianças desenvolverão conceitos de programação robótica, engenharia mecânica e física para concretizar seus projetos. Descobrirão as infinitas soluções possíveis através da combinação de sensores de presença, cor, som, acelerômetros, dentre outros. Todos sairão mais confiantes e com novos conhecimentos que serão levados a todas as áreas da sua vida.
-
Orientar o aluno a obter o conhecimento básico de tecnologia necessário para programar robôs;
-
Fornecer o conhecimento da Robótica que poderá ser útil na integração com outras áreas do conhecimento;
-
Desenvolver o raciocínio lógico, o pensamento, a atenção, o poder de concentração e a observação;
-
Aprender conceitos básicos; alavancas, rodas e eixos, polias e roldanas, engrenagens e estruturas necessárias para montagem dos robôs.
-
Estimular a realização de desafios. O aluno deverá encontrar soluções para os problemas apresentados, testando sua persistência e capacidade de ser flexível perante situações desafiadoras;
-
Estimular a capacidade de trabalhar em equipe: O aluno irá desenvolver pequenos projetos onde será necessário interagir com os colegas para aproveitar o potencial de cada um, e realizar a troca de experiências úteis para concluir as atividades com sucesso;
-
Estimular a paciência e a disciplina. Para desenvolver com sucesso um projeto que controle o robô para executar a atividade proposta em diversas fases, de forma que o sucesso completo será alcançado aos que persistirem até o final do projeto.
Aprender Robótica desenvolve as seguintes competências em seus alunos:
-
Raciocínio lógico;
-
Habilidades manuais e estéticas;
-
Relações interpessoais e intrapessoais;
-
Utilização de conceitos aprendidos em diversas áreas do conhecimento para o desenvolvimento de projetos;
-
Investigação e compreensão;
-
Representação e comunicação;
-
Trabalho com pesquisa;
-
Resolução de problemas por meio de erros e acertos;
-
Aplicação das teorias formuladas a atividades concretas;
-
Utilização da criatividade em diferentes situações;
-
Capacidade crítica.
Habilidades Psicomotoras:
-
Desenvolver a motricidade fina;
-
Proporcionar a formação de habilidades manuais;
-
Desenvolver a concentração e a observação;
-
Motivar a precisão de seus projetos.
Habilidades Cognitivas:
-
Estimular a aplicação das teorias formuladas à atividades concretas;
-
Desenvolver a criatividade dos alunos;
-
Analisar e entender o funcionamento dos mais diversos mecanismos físicos;
-
Ser capaz de organizar suas idéias a partir de uma lógica mais sofisticada de pensamento;
-
Selecionar elementos que melhor se adequem à resolução dos projetos;
-
Reforçar conceitos de matemática e geometria;
-
Desenvolver noções de proporcionalidade;
-
Desenvolver noções topológicas;
-
Introduzir conceitos de robótica;
-
Levar à descoberta de conceitos da física de forma intuitiva;
-
Utilizar conceitos aprendidos em outras áreas do conhecimento para o desenvolvimento de um projeto;
-
Proporcionar a curiosidade pela investigação levando ao desenvolvimento intelectual do aluno.
Habilidades Afetivas:
-
Promover atividades que gerem a cooperação em trabalhos de grupo;
-
Estimular o crescimento individual através da troca de projetos e ideias;
-
Garantir que o aluno se sinta interessado em participar de discussões e trabalhos de grupo;
-
Desenvolver o senso de responsabilidade;
-
Despertar a curiosidade;
-
Motivar o trabalho de pesquisa;
-
Desenvolver a autoconfiança e a auto-estima;
-
Possibilitar resolução de problemas por meio de erros e acertos.
Conteúdo Programático
Noções básicas de engenharia mecânica e física.
Noções básicas de sensores
Plataforma mindstorms;
Lógica de Programação;
Programando um Robô;
Projeto, Pesquisa e apresentação.
Idade: a partir dos 8 anos
Aulas: 1 vez por semana
Duração do curso: 12 meses
Duração da aula: 2 horas
Carga horária: 100 horas