SOBRE A MULTISCHOOL
UNIDADE OSASCO

Com professores experientes e com um espaço preparado especialmente para o desenvolvimento de atividades de tecnologia, a MultiSCHOOL é um centro preparatório em Osasco voltado para crianças, jovens e adultos, com cursos nas áreas de Programação, Robótica, Jogos, Arduino, Idiomas e Profissionalizantes.

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CURSO DE ROBÓTICA livre

 

NO ENGENHO MAKER EM SÃO PAULO

Curso de Robótica Livre no Engenho Maker em São Paulo.

 

Novidade! A MULTIPIXELS agora também está no Engenho Maker em São Paulo com o curso de Robótica Livre! O Engenho é um "FabLab": lugar colaborativo de trabalho com estrutura tecnológica e mecânica para explorar, desenvolver e produzir tudo que um projeto necessita. 

Clique para saber mais sobre o Engenho Maker

Duração do Curso
1 módulo

Aulas por módulo
40 aulas

Duração da Aula
3 horas

Frequência
1x por semana

COMO FUNCIONA O CURSO:

Analisando o cotidiano de crianças de 6 a 14 anos, percebemos a necessidade de trabalhar conteúdos programáticos ligados aos quatro pilares da educação – aprender a conhecer (adquirir instrumentos de compreensão), aprender a fazer (para poder agir sobre o meio envolvente), aprender a viver juntos (cooperação com os outros em todas as atividades humanas), aprender a ser (conceito principal que integra todos os anteriores).

A Multipixels desenvolveu uma metodologia inovadora para o curso de Robótica Livre. O ambiente de aprendizagem é composto por kits de montagem contendo diversas peças, motores e sensores controláveis por uma interface que permitam programar o funcionamento dos modelos montados.

No decorrer do curso o aluno obterá noções básicas sobre Robótica, especialmente programação de robôs que poderá ser aproveitado, desenvolvido e aprimorando em projetos do próprio aluno. Nossa metodologia visa a necessidade do aluno construir seu próprio conhecimento, nossa missão é mediar, orientar e estimular habilidades que sirvam para seu futuro. Também será valioso para a formação do profissional uma vez que todas as áreas do conhecimento estão integradas com a tecnologia de softwares básicos e da informação.

 

Utilizando a Robótica como ferramenta, pretendemos que os alunos entendam os seguintes temas: 

  • Noções de montagens de Robôs

  • Noções de Sensores e Motores

  • Programação Básica na Plataforma Mindstorm

  • Lógica de Programação.

Utilizando Programação e Robótica, visando pesquisar, criar e experimentar, vivenciar todo o processo de criação de ideias, resolver problemas e superar obstáculos, ganhar confiança para utilizar a tecnologia de forma positiva e protagonista. 

ROBÓTICA LIVRE ENGENHO MAKER

 

Na Robótica Livre,  as crianças desenvolverão conceitos de programação robótica, engenharia mecânica e física para concretizar seus projetos. Descobrirão as infinitas soluções possíveis através da combinação de sensores de presença, cor, som, acelerômetros, dentre outros. Todos sairão mais confiantes e com novos conhecimentos que serão levados a todas as áreas da sua vida.

  • Orientar o aluno a obter o conhecimento básico de tecnologia necessário para programar robôs;

  • Fornecer o conhecimento da Robótica que poderá ser útil na integração com outras áreas do conhecimento;

  • Desenvolver o raciocínio lógico, o pensamento, a atenção, o poder de  concentração e a observação;

  • Aprender conceitos básicos; alavancas, rodas e eixos, polias e roldanas, engrenagens e estruturas necessárias para montagem dos robôs.

  • Estimular a realização de desafios. O aluno deverá encontrar soluções para os problemas apresentados, testando sua persistência e capacidade de ser flexível perante situações desafiadoras;

  • Estimular a capacidade de trabalhar em equipe: O aluno irá desenvolver pequenos projetos onde será necessário interagir com os colegas para aproveitar o potencial de cada um, e realizar a troca de experiências úteis para concluir as atividades com sucesso;

  • Estimular a paciência e a disciplina. Para desenvolver com sucesso um projeto que controle o robô para executar a atividade proposta em diversas fases, de forma que o sucesso completo será alcançado aos que persistirem até o final do projeto.

  • PROGRAMAÇÃO: A programação de robôs oferece aos alunos um ambiente para criar, programar, simular e validar toda uma célula de trabalho do robô. 

  • CONCENTRAÇÃO: O aluno usará o pensamento, a atenção, a concentração e a observação, sendo explorado o potencial de cada um.

  • CRIATIVIDADE: Estabelece o aluno à relações novas que transcendam o que já se conhece, de modo a obter resultados originais.

  • COOPERAÇÃO: Disposição de trabalhar eficazmente com outras pessoas em grupo; prontidão de oferecer espontaneamente ajuda aos outros.

  • RACIOCÍNIO LÓGICO: Desenvolve o raciocínio e a lógica na construção de algoritmos e programas - estimula o aluno a relacionar e descrever o raciocínio em termos matemáticos.

  • PROATIVIDADE: Gera o envolvimento ativo do aluno na formulação de hipóteses, que o leve a discutir e colocar em prática sua maneira de pensar e avaliar resultados, além de construir argumentos que convençam.

  • ENVOLVIMENTO: Disposição para vestir a camisa; prontidão de responsabilizar-se, individualmente ou em grupo pelos resultados obtidos no trabalho.

  • HABILIDADES SOCIAIS: Estimula o desenvolvimento de características de liderança e de empreendedorismo, sempre com um contexto lúdico e tecnológico.

  • INTERDISCIPLINARIDADE: Promove a integração de conceitos de áreas como matemática, física, eletrônica, engenharia, mecânica e arquitetura.

 

Conteúdo Programático

  • Noções básicas de engenharia mecânica e física.

  • Noções básicas de sensores

  • Plataforma mindstorms;

  • Lógica de Programação;

  • Programando um Robô;

  • Projeto, Pesquisa e apresentação.

Idade: a partir dos 8 anos
Aulas: 1 vez por semana
Duração do curso: 10 meses
Duração da aula: 3 horas
Carga horária: 120 horas