Acompanhe o nosso blog e fique por dentro das nossas novidades e atualizações do mundo da tecnologia!

Entenda como Montamos Nossos Robôs

Componentes de um Robô


A primeira coisa que deve-se saber é identificar quais os componentes que um robô pode possuir, e são eles:

Controlador – esta é a parte central de um robô, dotada de um microprocessador e memória para execução de seu(s) programa(s).

Sensores – componentes responsáveis por detectar sinais como tato, imagens, e sons; os sensores mais comuns são os de toque, rotação, som (microfone), ultrassom, luz, cor, câmera (captura de imagens para processamento).

Atuadores – podem ser motores de diversos tipos, como mecânicos, elétricos, hidráulicos ou pneumáticos; servem para mover o robô e seus manipuladores.

Manipuladores – são membros como braços e garras, a variedade de movimentos que um manipulador pode realizar é medida em graus de liberdade. Normalmente possuem um ou mais atuadores em sua estrutura.

Engrenagens – elementos mecânicos compostos de rodas dentadas. Quando duas engrenagens estão em contato, chamamos a engrenagem que fornece a força e rotação para a outra é dita engrenagem motora, e a outra é dita engrenagem movida. Quando desejamos aumentar a força transmitida pelas engrenagens, a engrenagem motora deve ser a menor. Quando desejamos aumentar a velocidade transmitida, a engrenagem motora deve ser maior que a movida. • Eixo – peça que liga um motor a engrenagens ou rodas.

Fonte de energia – é preciso definir como o controlador e os demais componentes eletrônicos serão alimentados, que tipo de bateria e/ou gerador serão usados.

Fiação – para transmitir sinais entre o controlador, os sensores e os atuadores, e também para a alimentação desses componentes.

Estrutura – a “carcaça” do robô, formado por um conjunto de peças de tamanho, formato e cor diversas, e em alguns casos rodas, parafusos, e placas. Serve como base para sustentar o controlador, sensores, atuadores, manipuladores, baterias, geradores, fiação, eixos e engrenagens.


Kits Robóticos

Para facilitar o processo de construção de robôs, principalmente para principiantes, existem diversos kits de robótica que são usados no âmbito educacional. Dentre os mais conhecidos estão os kits Lego e os kits Vex, usamos em nossos cursos a plataforma LEGO e Arduino.


Compartilhe nas redes sociais: